quinta-feira, 29 de novembro de 2012

A inflação no Brasil e nossas contas externas



Os juros foram mantidos, para alegria indisfarçável de alguns comentaristas, especuladores e agiotas o Banco Central não baixou os juros.
De fato, faz tempo que o Brasil não tinha um processo inflacionário tão forte, apesar dos esforços do Governo Federal em segurar as centrais sindicais e demolir o Setor Elétrico.
Quem semeia ventos colhe tempestades.
Ganhamos projetos altamente inflacionários.
A lei que afrouxava os contratos de aluguel e a Copa do Mundo.
De repente muitos empresários e moradores viram seus orçamentos explodirem com aumentos de aluguel acima da média, fazer o quê? Transferir custos, parar de trabalhar como empresário ou mudar de lugar.
E a Copa do Mundo, a ser realizada em cidades que são referências de indicadores de inflação... Pior ainda, pagando as importações que a FIFA determina preparando as cidades para povos estrangeiros, não para os brasileiros. Até bonde estamos comprando. Que herança teremos.
Não é apenas isso que eleva a pressão inflacionária, pois a estiagem prolongada afetou seriamente os preços de alimentos que prioritariamente exportamos, precisamos de divisas...
O custo Brasil cresce à medida que seu sistema de transportes e armazenamentos atinge a saturação, mas gastaremos em luxos para gringo aplaudir.
As máfias continuam ilesas apesar das decisões do STF, vimos detalhes de um cenário que literalmente explora o Brasil e seu povo.
Vamos melhorar, felizmente.
Os erros de decisões do passado, ainda que existentes por força de leis e acadêmicos de economia, passarão e o fundamental é que o Governo Federal se conscientize de que a sequência de obras deve atender um plano estratégico a favor do Brasil. Sem lógica organizada os tiros saem no escuro, podendo causar estragos enormes.
Felizmente o Brasil é um país rico e grande, tão potencialmente poderoso que organizações internacionais fazem de tudo para travá-lo e silenciam quando, como acontece agora, a ausência da transposição do Rio São Francisco condena muita gente à fome, sede e miséria.
Atrapalham tudo, até esquecendo que a UHE Boa Esperança viabilizará talvez o maior parque de aerogeradores do mundo, que, para existir, precisa de algo exatamente com o formato dessa usina, se ela não for presa a produtores de alumínio.
Os banqueiros festejam, os juros se impõem. Será que necessários?
Está difícil de descobrir alguém que reúna todo o conhecimento e inteligência necessários e suficientes para decisões monetárias e econômicas. Nossa esperança é a tecnologia. Talvez algum computador que Walt Disney premonizou através do professor Pardal se materialize e tenhamos em poucas décadas um computador, software, sistemas de aquisição de dados, climatologia etc. que permitam previsões razoáveis em torno de preços, custos, dívidas, moeda etc.
A crise econômica em que a Humanidade mergulhou é uma demonstração cabal da nossa ignorância e da desonestidade de magnatas que deitam e rolam sobre nossa ignorância e incapacidade de enfrentá-los.
Cascaes
29.11.2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário