domingo, 5 de maio de 2013

A brutalidade social, política e técnica da seca no Nordeste Brasileiro


Grandes obras úteis da Humanidade e o Nordeste do Brasil
O noticiário sobre os efeitos da estiagem brutal que acontece no Nordeste do Brasil incomoda demais. Tudo demonstra vergonhosamente o insucesso que se abate endemicamente sobre o povo daquela região por efeito de seus defeitos e do próprio Governo Federal.
É até interessante descobrir no livro (Gomes, 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado., 2010) o que aconteceu com o estado do Pernambuco, capítulo “A Confederação”, que esperava mais do governo imperial a quem, em 1816, transferia 32% da arrecadação da província (hoje isso chega a quanto? 50%?) e como reação a seu espírito irredento viu seus líderes fuzilados, enforcados ou exilados após levantes e revoluções locais, além de ter seu território reduzido violentamente.
A seca acontece mostrando que o rei está nu.
A reportagem (O Brasil dos sem-água, 2013) ilustra toda a brutalidade de um cenário social, político e técnico típico do Brasil mais desprezado, inclusive por suas elites. A história de Domingos José dos Santos (71 anos) é um exemplo revoltante da lógica dos coronéis de um sertão que mereceu Lampíão.
Muito poderá ser feito desde que os brasileiros em geral tomem consciência desse drama (História - Seca, fenômeno secular na vida dos nordestinos, 2011), mas que governo têm?
Desculpas não valem, na história da Humanidade encontramos obras colossais que vão desde os tempos mais remotos (Engenharia Hidráulica) até a construção do túnel sob o Canal da Mancha, Canal do Panamá, Suez etc..
E no Brasil?
Parece que tudo o que é feito em nossa pátria custa muito mais, quando acontece. Assim continuamos vendo tragédias e desastres, pois também sentimos o ônus da má qualidade, afinal existe a necessidade de se subtrair do custo da obra o preço “político”.
É muito difícil aceitar tudo isso.
O sertanejo ainda suporta, até quando?
Com saudades lembramos os tempos do cinema novo no Brasil [ (Os Fuzis, de Ruy Guerra), (O Pagador de Promessas) etc.], Bossa Nova e um teatro fantástico quando a produção cultural e seus diretores não se preocupavam em agradar quem quer que fosse...
Temos a sensação de que nossas lideranças preferem dar esmolas e festas a resolver condições tão severas de sobrevivência.
O intrigante é pensar se o dinheiro canalizado (água não) para o Nordeste não explica exceções e situações como a registrada pelo jornalista Mauri König: “Há razões para acreditar em água boa sob os pés, pela abundância no poço artesiano a 300 metros. O vizinho não dá nem vende uma gota, e Domingos não tem dinheiro para uma perfuração...”.
O drama dos brasileiros com enchentes e secas pode ser amenizado se existir vontade férrea, que supere caprichos de ONGs e vontade de subordinação a coronéis e corruptores.
Há milhares de anos o ser humano luta para dominar a Natureza [(Grande Canal da China), (Rio Eufrates)], não é agora que vamos desistir penalizando tanta gente. Temos tecnologia e condições de se evitar erros e descobrir formas otimizadas de livrar o povo nordestino do flagelo das secas.
Parabéns à Gazeta do Povo e aos seus jornalistas pela excelente reportagem.

Cascaes
5.5.2013
Barreto, P. H. (10 de 2 de 2011). História - Seca, fenômeno secular na vida dos nordestinos. Fonte: IPEA: http://desafios.ipea.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1214:reportagens-materias&Itemid=39
Engenharia Hidráulica. (s.d.). Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_hidr%C3%A1ulica
Gomes, L. (s.d.). 1808. Fonte: Livros e Filmes Especiais: http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/2013/02/1808.html
Gomes, L. (2010). 1822 - Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado. Rio de Janeiro: Nova Fronteira Participações S.A.
Grande Canal da China. (s.d.). Fonte: Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Grande_Canal_da_China
Mauri König. (5 de 5 de 2013). O Brasil dos sem-água. Gazeta do Povo.
Rio Eufrates. (s.d.). Fonte: infoescola: http://www.infoescola.com/hidrografia/rio-eufrates/
Valente, E. (s.d.). Os Fuzis, de Ruy Guerra. Fonte: contracampo: http://www.contracampo.com.br/27/fuzismatraga.htm




Nenhum comentário:

Postar um comentário