domingo, 20 de outubro de 2013

Um filme imperdível - o Caso Mattei - O Caso Mattei / The Mattei Affair (Il caso Mattei, 1972) (Legendas em Portugues)



Publicado em 06/04/2013
Título Original: Il Caso Mattei (Francesco Rosi, Gian Maria Volonte)

Sinopse:
Cinebiografia do industrial italiano Enrico Mattei. Dono de um império no setor de energia, o empresário morreu em circunstâncias misteriosas num acidente de avião em 1962. Para se manter livre da interferência do governo, Mattei gastava grandes quantias em dinheiro com suborno de autoridades. Quando pretendeu transformar a Itália numa potência petrolífera mundial, passou a enfrentar dificuldades


ilme de 1972 , com direção de Francesco Rosi , baseado na história de Enrico Mattei , empresário e personalidade importante na história da Itália , e que morreu em um misterioso acidente de avião em 1962 , o qual pode ter sido propositalmente causado para eliminar o diretor da estatal italiana de petróleo ENI , hipótese que é tratada na película .

Embora a temática da geopolítica do petróleo , da forma como é abordada no filme , esteja bastante datada para a realidade dos dias de hoje , trata-se de um legítimo espécime dos trillers com fundo político , que de certa forma , caracterizaram a segunda fase do Neo-realismo italiano , do fim dos anos 60 e início dos anos 70 , by Zardox .

Nota : Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1972 , prêmio dividido com " A Classe Operária Vai ao Paraíso " , ambos os filmes com Gian Maria Volonté no papel principal .

116 min
- Biografia, Drama, mais »

Direção:
Francesco Rosi

Roteiro:
Francesco Rosi, Nerio Minuzzo

Elenco: Accursio Di Leo (Sicilian important man #1)Aldo Barberito (Official)Camillo Milli (Change teller ) Dario Michaelis (Carabinieri official )

Produtores:
Franco Cristaldi

Países de Origem:
Itália

Estreia Mundial: 1972

Nenhum comentário:

Postar um comentário