quinta-feira, 15 de maio de 2014

Meu Deus do Céu, racionamento não!

Racionamento – de que forma?
O Setor Elétrico pode ser o vilão de muitos políticos mais uma vez em nossa história, mas o pessoal aprendeu a disfarçar o pesadelo. Essa habilidade talvez possa salvar o barco de um naufrágio indesejado e perigoso aos partidos de plantão em muitos ministérios federais (ou seriam mistérios?).
Tudo teria recomendado campanhas de uso racional da energia e cuidados especiais para se evitar desperdícios. O desafio seria ganhar tempo esperando uma mudança de humor de São Pedro, otimização de reservatórios e para uma coleção de projetos atrasados ou rejeitados quando os indicadores mostravam que deveriam ser feitos. Isso não foi gerenciado de forma adequada, o que houve (1)?
Nossas leis estão se transformando num pesadelo para qualquer empreendedor e os santos “manda chuva” não fazem parte da “base aliada”. Pior ainda, o ambiente de anarquia técnica presta-se maravilhosamente aos mais espertos.
Os maus conselheiros silenciam, onde está a FIESP depois de realizar uma campanha criminosa a favor da redução de tarifas nessas condições (2)?
Não é segredo para quem acompanha o Setor Elétrico de que algo estava errado e havia a necessidade de ações enérgicas. Energia é insumo essencial e estratégico, não pode ser desperdiçada.
O Governo Federal mordeu a isca e agora gasta uma fábula de dinheiro acionando térmicas, dinheiro que será cobrado dos consumidores e contribuintes. Não se fala (parece proibido ou desinteressante para alguns mercadores) em racionalização do uso da energia; campanha de economia é palavrão. A preocupação com a rejeição política pesou mais do que os interesses do povo brasileiro. Alegria para alguns “agentes” do Setor Energético e financeiro...
É um cenário que assusta; tema muito bem explicado pelo portal Ilumina (1) desde que os primeiros deslizes apareceram.
O desafio de enfrentar os atrasos de projetos gigantescos e uma coleção de erros monumentais, inclusive a MP 579 (3),  pode ter afetado a lógica de sobrevivência do Governo e do Brasil, levando o BC à elevação dos juros com a desculpa da contenção da inflação.
Pode-se estimar o consumo de energia pela dimensão do PIB, da atividade econômica. Estimulando o crescimento dos juros o Governo Federal resolveu alguns problemas, entre eles talvez o que mais o incomodava: a possibilidade de um racionamento.
Com certeza a contrapartida veio forte na falta de recursos para muitas atividades essenciais...
O que pesa é o tempo de telinha, mídia, afunilamento das opções políticas, a manutenção do Poder entre grupos que se revezam nos palácios etc.
O desgoverno existe para todo lado. A situação do sistema de abastecimento de água da capital paulista é assombrosamente reveladora da aleatoriedade de planos e propósitos de governos que não se preocupam com o futuro. O que importa é o próprio período de mandato, depois o povo pensará que os problemas que enfrentará serão erros da administração existente.
Inacreditavelmente os paulistanos estão sob riscos enormes e extremamente graves de abastecimento de água, algo que não se resolverá simplesmente aumentando tarifas.
A FIFA fez um grande favor aos brasileiros, ela mostrou como estávamos atrasados em tudo. O Setor Energético, entretanto, assim como os serviços de água e esgoto carimbam um relatório não escrito de gerenciamento precário de nosso país.
O que está errado?

Cascaes
15.5.2014
1. Ilumina - Instituto de Desenvolvimento Estratégico do Setor Elétrico. [Online] http://www.ilumina.org.br/.
2. Energia a Preço Justo. FIESP. [Online] http://energiaaprecojusto2.azurewebsites.net/.
3. MP 579 - MEDIDA PROVISÓRIA Nº 579, DE 11 DE SETEMBRO DE 2012. planalto.gov.br. [Online] http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/mpv/579.htm.



Nenhum comentário:

Postar um comentário